Equipe RENOB-MG apresenta seus trabalhos no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV 2023
A equipe RENOB-MG desempenhou um papel ativo no Simpósio de Integração Acadêmica da UFV 2023, reiterando seu compromisso com a excelência e inovação na pesquisa sobre obesidade, doenças crônicas e promoção da saúde.
Os estudos apresentados têm como propósito contribuir para políticas públicas mais eficazes e aprimorar a qualidade de vida da população.
Os trabalhos, apresentados por Thífani Laia, Wenceslau Filho, Roger Martins e Amanda de Souza, foram publicados no SIA 2023.
Thífani Laia:
Título: “Gerenciamento de processos da Atenção Primária à Saúde, estratégias para Unidades Básicas de Saúde e análise de resultados de uma ação do RENOB-MG”
Objetivo: Avaliar os dados do curso de gerenciamento, incluindo inscritos, distribuição por gênero e diversidade na área profissional. Compreender o impacto do RENOB, especialmente do curso SALUS, na abordagem das dificuldades de formação de profissionais para atuação na Atenção Primária à Saúde.
Wenceslau Filho:
Título: Painel “Eficácia de uma capacitação em grupo focal sob o olhar da equipe e dos entrevistados”
Objetivo: Analisar criticamente a eficácia da capacitação em grupo focal realizada pelo RENOB-MG, explorando resultados percebidos pela equipe e pelos participantes, avaliando o impacto dessa capacitação no desenvolvimento de habilidades para conduzir grupos focais.
Roger Martins:
Título: Minicurso “Equipe de alto desempenho: métodos e ferramentas para mobilização social”
Objetivo: Capacitar participantes a liderar eficazmente processos de mobilização social por meio de uma vivência prática em um jogo de empresa, simulando desafios reais e promovendo habilidades de gestão, comunicação e tomada de decisão.
Amanda de Souza:
Título: “Rede de troca entre profissionais da Atenção Primária à Saúde quanto aos sistemas de informação”
Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional abrangente do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) em relação à obesidade, analisando a evolução temporal nos últimos 5 anos (2018-2023) e identificando os municípios que apresentaram aumento na prevalência de obesidade em diferentes faixas etárias. Além disso, integrar os resultados das oficinas do SALUS Premium para fornecer uma visão holística dos fatores contribuintes e promover estratégias eficazes de intervenção.
Essas pesquisas não apenas evidenciam o compromisso inabalável da equipe com a excelência na investigação sobre obesidade e promoção da saúde, mas também representam um passo significativo em direção a políticas públicas mais eficazes. Ao compartilhar suas descobertas, a RENOB-MG reforça seu papel vital na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios de saúde enfrentados pela sociedade, inspirando futuras iniciativas e consolidando seu impacto positivo na comunidade acadêmica e na saúde pública.