RENOB-MG participou como convidado, palestrante e expositor no Ciclo de debates Obesidade é doença: o desafio é de todos
Nos dias 02 e 03 de outubro, aconteceu o ‘Ciclo de debates Obesidade é doença: o desafio é de todos’ no Palácio da Inconfidência em Belo Horizonte. A coordenadora do RENOB-MG, Profª Drª Helen Hermana Miranda Hermsdorff, e a coordenadora do Eixo de Pesquisa, Drª Daniela Mayumi Rocha, estiveram presentes no evento em que o Projeto foi convidado para trazer discussões sobre o tema e expor as pesquisas desenvolvidas.
Imagem: Assembleia de Minas (ALMG)
Ao longo da programação de dois dias, que reuniu autoridades, especialistas e pesquisadores de todo o estado de Minas Gerais, para discussões abrangentes sobre os desafios relacionados à obesidade, o grande objetivo foi aprimorar e desenvolver políticas públicas efetivas. Desta forma, a professora e pesquisadora Helen Hermana deu uma palestra com os resultados, pesquisas e ações de promoção à saúde já desenvolvidos pelo RENOB-MG.
Com o tema ‘Obesidade como doença: um grave problema de saúde pública em Minas Gerais – Uma estratégia RENOB-MG de promoção à saúde’, Helen Hermana, enquanto coordenadora geral do Projeto e representando o Departamento de Nutrição e Saúde e o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Viçosa, destacou os seguintes pontos:
Estes são resultados de pesquisas, diagnósticos e análises situacionais realizados pelo Projeto, para identificação de agravamentos e auxílio na tomada de decisões pelos gestores, órgãos e ministérios estaduais.
A palestra também trouxe uma visão bem atual sobre a realidade da saúde da população pós-COVID:
Para análise, apresentamos nosso principal material desenvolvido para mapear a realidade da população mineira e, como consequência, tornar o controle da obesidade cada vez mais efetivo: o Mapa da Obesidade.
Só conseguiremos pensar no controle desta doença de forma efetiva quando pensarmos em promoção da saúde desde o nascimento e em regiões vulneráveis, como o semiárido e localidades de vulnerabilidade social.
Por fim, foi apresentado a estratégia do RENOB-MG para mapeamento e controle da obesidade desde o início da vida dos indivíduos, por meio do RENOBINHO, nosso mascote oficial e divulgador de informações acerca da obesidade infantil.
Conheça alguns dados apresentados:
Como conclusão, a professora Helen Hermana trouxe que a ocorrência da obesidade em Minas Gerais é preocupante, visto que tem sido crescente a cada ano: em todas as regiões mineiras, incluindo aquelas mais vulneráveis e em diferentes estágios da vida, com especial atenção aos nossos mineirinhos.
A COVID-19 ainda deixa marcas e sua relação com a obesidade é inegável. Entender os facilitadores e dificultadores do processo de trabalho na pessoa com obesidade é um passo essencial, necessário e estimulante para traçarmos um futuro de novas possibilidades.