Profissionais de Saúde
As atividades de formação dos profissionais de saúde, buscam por meio de metodologias ativas, práticas e dinâmicas, e pela problematização da realidade do trabalho, incentivar a reflexão dos profissionais sobre suas práticas de saúde, para a busca de enfoques criativos para os problemas complexos, bem como para a construção de conhecimento de forma crítica e construtiva. As temáticas tratadas contemplam abordagens para a corresponsabilização no cuidado e instrumentalização para uma prática clínico-nutricional, no âmbito do SUS, que considere a pessoa de forma integral e holística.
As formações beneficiam nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos, farmacêuticos, médicos, entre outros, atendendo até profissionais do NASF-AB e equipes da Estratégia Saúde da Família.
A formação dos profissionais da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de Minas Gerais acontece por meio do SALUS, nosso curso voltado para a capacitação.
O RENOB-MG, iniciado em 2018, já contemplou mais de 80 municípios mineiros e já disponibilizou mais de 800 vagas com o SALUS. As atividades e aulas, que acontecem de maneira remota, são realizadas em um ambiente virtual específico e disponibilizado pela Universidade Federal de Viçosa.
Ao longo da capacitação, os profissionais têm como responsabilidade a elaboração de um projeto na linha de cuidado para atenção integral à saúde de indivíduos e grupos para prevenção e tratamento da obesidade, de acordo com pressupostos teóricos e práticos preconizados pelo Ministério da Saúde.
Além disso, com o oferecimento de uma experiência extremamente personalizada de acordo com a jornada de trabalho, necessidades do dia a dia e projeções da própria carreira, o profissional poderá estruturar uma trilha personalizada juntamente com uma equipe capacitada pela Universidade Federal de Viçosa e pelo projeto RENOB-MG, a Comissão SALUS.
Os cursos disponíveis para os profissionais da saúde são:
Objetivos: compreender a aplicação das PICs no contexto do atendimento ao indivíduo com DCNT no SUS; Compreender e saber desenvolver abordagem em grupos para o enfrentamento das DCNT.
Objetivos: compreender os mais atuais protocolos e instrumentos de diagnóstico das DCNT, além de compreender as condutas para tratamento das DCNT no SUS.
Objetivos: compreender a importância dos Sistemas de Informação em Saúde, bem como seu papel nas políticas públicas de saúde e na produção e análise de indicadores relacionados aos atributos essenciais e derivados da APS, além de compreender o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da saúde.
Objetivos: compreender o conceito de prevenção e promoção, bem como as principais ações e políticas para reduzir os riscos de DCNT na população.
Durante a pandemia, o curso foi reestruturado para que mantivesse sua importância, crescimento e para que atendesse às demandas de um período pós-pandêmico.
Ainda durante a pandemia, em 2021, o projeto Rede Para Enfrentamento da Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais – RENOB-MG, atingiu a marca de mais de 80 municípios mineiros contemplados. A formação será direcionada para o controle da obesidade, hipertensão e diabetes, com temáticas relacionadas aos blocos e diretrizes do Modelo de Excelência em Gestão Pública, bem como, às competências e conhecimentos necessários para o enfrentamento e controle das DCNT.
Os conteúdos de todas as formações são sempre orientados por protocolos, guias e outros instrumentos para o cuidado da obesidade elaborados pelo Ministério da Saúde e pela equipe RENOB-MG, de acordo com pressupostos teóricos e práticos preconizados pelas políticas públicas brasileiras de saúde e nutrição.